O fim de ano está chegando e com ele a tradicional data que movimentou no Brasil R$ 2,6 bilhões em 2018. O evento, criado nos Estados Unidos, e copiada no resto do mundo, a Black Friday é um evento do varejo marcado por descontos agressivos em diferentes lojas, para liquidar os estoques antes do Natal.
Datas especiais são sempre um motivo para vender e conquistar novos clientes, e um momento como a Black Friday não poderia ser diferente.
Veja aqui neste artigo como preparar a sua empresa para esta data especial.
Tenha critério ao selecionar os produtos e analise os descontos que pode dar
Sua loja não pode correr o risco de ter prejuízos na Black Friday. Escolha um mix de produtos que valha a pena colocar em oferta, como produtos com pouca saída, por exemplo.
A primeira dica de como fazer Black Friday na sua empresa é selecionar adequadamente os produtos e os descontos que farão parte da ação. Sua loja não pode correr o risco de ter prejuízos na Black Friday. Escolha um mix de produtos que valha a pena colocar em oferta.
Antes de tudo, identifique quais são aqueles produtos que estão há muito tempo no seu estoque ou que estejam com embalagem antiga, por exemplo. Essa é a oportunidade de diminuir o estoque desses itens e renovar seu estoque.
Analise seu estoque
O seu estoque deve estar pronto para essa demanda ou os produtos podem acabar antes do final da promoção. Isso é péssimo para o cliente, que chega com a expectativa de adquirir e não encontra mais o produto.
Você precisa fazer uma analise do seu estoque, principalmente se a sua loja é virtual. Para aqueles produtos que têm grande saída, mas você acha importante colocar nessa promoção, converse com seus fornecedores e veja se eles têm capacidade de entrega para a data.
Use o e-mail marketing para vender
O e-mail é uma maneira muito eficaz de alavancar as vendas nessa data, pois ele gera tráfego para seu site. Como a Black Friday acontece no final de novembro muitas pessoas já garantem os presentes de natal na ocasião. Por isso, é importante escolher os descontos certos, nos produtos certos. Seja criativo para atrair a atenção do consumidor no meio de tantas ofertas, mas vá direto ao assunto.
Tenha cuidado com atendimento e o pós venda
Um bom atendimento é um diferencial, bons vendedores preparados garantem maiores resultados. Além de aumentar a possibilidade de retenção e fidelidade dos clientes nesta data.
É o momento de aproveitar o grande fluxo de pessoas para coletar contatos e quem sabe fidelizar novos clientes. Por isso, invista e estruture bem o processo de pós venda, estabeleça contato com seu cliente. Certifique-se de que você ofereceu mais do que produtos para o consumidor e que você o valoriza.
Mantenha uma boa gestão fiscal e administrativa
Um bom atendimento é um diferencial, bons vendedores preparados garantem maiores resultados. Além de aumentar a possibilidade de retenção e fidelidade dos clientes nesta data.
É o momento de aproveitar o grande fluxo de pessoas para coletar contatos e quem sabe fidelizar novos clientes. Por isso, invista e estruture bem o processo de pós venda, estabeleça contato com seu cliente. Certifique-se de que você ofereceu mais do que produtos para o consumidor e que você o valoriza.