Estratégias de vendas e comunicação aplicadas em datas comemorativas são sem dúvidas, algumas das ações de marketing mais eficientes. Nesses períodos, o mercado costuma ficar mais aquecido e agitado, celebrar envolve presentar, as pessoas ficam mais sensibilizadas e emotivas, aumentando a tendência ao consumo do mercado.
Durante as datas comemorativas, como o dia dos namorados, os consumidores esperam receber ofertas e promoções especiais, seja qual for o seu segmento, portanto é importante que essa data seja explorada estrategicamente.
Considerado a terceira mais importante data para promoção de vendas, atrás somente do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados oferece grandes oportunidades para o empreendedor lucrar mais. Ainda dá tempo! Crie ações simples e fáceis de implementar para conquistar mais clientes. Confira as dicas abaixo para criar ações efetivas no Dia dos Namorados.
Avalie os dados do ano anterior.
Se o seu negócio tem histórico de vendas, aproveite os dados dos anos anteriores. A análise dessa base histórica pode fornecer importantes conclusões sobre o que funciona e o que não, contribuindo para o planejamento da nova estratégia.
Aproveite para saber quais são os produtos mais procurados nesse período e até mesmo detectar problemas que já surgiram em outros anos e evitar neste ano.
Se a loja tem menos de um ano, não tem problema, é possível analisar os dados atuais, tendências e notícias do mercado em geral para fazer as modificações para melhorar os resultados de vendas.
Elabore uma estratégia de marketing
Para destacar sua marca no dia dos namorados, exige planejamento. Para ter eficácia nas vendas dos seus produtos ou oferecimento dos seus serviços, é preciso criar com antecedência estratégias de vendas e marketing para conseguir anunciar e efetivar as ações.
Lembre-se: com exceção das pessoas que deixam para fazer as compras de última hora, muitos clientes costumam pesquisar produtos e preços bem antes do dia 12. Antecipe e programe suas ações publicitárias para atrair os consumidores. Use e abuse do marketing digital, ele pode ser seu forte aliado. Pense em estratégias de vendas que conversem com seu cliente e defina claramente como você vai anunciar seus produtos ou serviços.
Use sua criatividade
Nesta hora, a imaginação será sua maior aliada e primordial para ter destaque. O 12 de junho é conhecido como o dia dos apaixonados, é interessante mostrar ao consumidor que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores, bombons e perfumes.
Mas é preciso criatividade para mostrar as vantagens de escapar do óbvio e fazer o cliente colocar novos produtos na sua lista de presentes românticos.
Avalie seu catálogo e pense de que forma poderia organizar seus produtos em kits de dois ou três itens, com preços promocionais ou descontos progressivos. Este tipo de customização sempre é bem-vista, pois passa a ideia de que foi pensada especialmente para aquela ocasião.
Não se esqueça de pensar na embalagem. Oferecer a opção de embalar o produto para presente e fornecer uma embalagem especial pode se tornar um ótimo atrativo e incrementar a experiência do cliente.Um detalhe simples, mas que muitas vezes é deixado de fora.
Prepare seu estoque
Quando o assunto é controle de estoque, os dois opostos podem ser extremamente prejudiciais para o e-commerce: a ausência de produtos e a sobra deles após o fim do pico de vendas. O armazenamento de itens tem um custo e, por isso, a gestão dessa área precisa ser pensada com cuidado.
Para isso, utilize dados históricos sobre os produtos que costumam ter mais saída nessa data para que não haja falta, frustrando o comprador e fazendo com que ele opte pelo concorrente.
Aproveite para vender produtos com alto estoque
É possível selecionar alguns itens que têm pouca saída ou procura para fazer ofertas mais atrativas e para vender mais no dia dos namorados. Além de liberar o estoque e otimizar o espaço físico, você ainda pode capitalizar recursos para fazer novos investimentos. Escolha os tipos de promoções mais adequadas para a data. Há promoções que atendem perfeitamente o Dia dos Namorados e outras que talvez sejam menos indicadas ou até inadequadas.
Fidelize o cliente, pense no pós venda
Pequenas ações geram um resultado incrível. Quando o cliente espera receber apenas o seu pedido no endereço cadastrado e, acaba recebendo algo a mais, como um cartão personalizado ou uma amostra, é gratificante e gera potencial para fidelizar o cliente.
Aproveite ainda para utilizar o SAC para entrar em contato com os clientes e oferecer algum tipo de desconto em sua próxima compra. É mais uma forma de se destacar e conquistar os usuários.
Fique atento às nossas dicas e esteja preparado para o sucesso.