Um dos maiores pilares de uma loja virtual e que também a distingue em relação ao comércio tradicional está na entrega de seus produtos.
Você sabia o índice de abandono de carrinho no Brasil chega aos 82,3%? O dado apontado na pesquisa E-commerce Radar é um indicador que acende uma luz de alerta para os vendedores virtuais. Neste cenário, chamamos a atenção para um dos elementos que influenciam nesse percentual: o frete. Por isso, é tão importante preparar seu e-commerce nesse aspecto.
Afinal, quem nunca desistiu de uma compra quando achou o frete caro demais? Para evitar que esse seja o caso da sua loja virtual, apresentamos 5 dicas sobre como lidar com sua gestão de operações e logística. Assim, você garante a satisfação dos clientes e, consequentemente, aumenta as vendas em seu negócio. Vamos lá?
Tenha opções diferenciadas de frete
Para muitos lojistas, meio de envio é sinônimo de Correios. É claro que a estatal é uma ótima opção a ser considerada, até porque é a que tem maior alcance em nosso país. Mas é muito importante
garantir que sua loja virtual tenha alternativas para suprir uma diversidade maior de demandas. Neste sentido, é fundamental que você não fique preso a apenas uma opção e ofereça algumas transportadoras. O melhor é que você não precisa fazer essa comparação manualmente, pois existem empresas, Melhor Envio, que realizam esse tipo de serviço.
Mantenha-se aberto a descobrir novidades e ampliar seu rol de opções. A qualidade do seu serviço pode depender disso!
Cumpra os prazos de entrega
Outra estratégia de frete decisiva para assegurar a qualidade da sua loja virtual é o prazo de entrega. Portanto, nas compras pela internet, o tempo e como os produtos chegam até os consumidores é crucial para o sucesso de qualquer e-commerce. Mas qual a sua responsabilidade nisso? Encontrar e contratar os serviços que realmente cumpram os prazos de entrega.
Permita a retirada de produtos
Além dos custos do frete, muitos consumidores ficam ansiosos com a demora para ter seu produto em mãos. Por isso, uma forma de resolver esse problema é permitir que eles retirem os artigos em algum local.
Esse ponto pode ser uma loja física, caso você também tenha uma, ou a portaria do seu prédio, caso você trabalhe de casa. Lembre-se, apenas, de deixar bem claro para o consumidor os dias e horários em que ele pode fazer isso e a partir de quando a encomenda dele estará disponível.
Essa opção, além de diminuir o prazo, costuma ter custos mais baixos. Em caso de não precisar enviar o produto para outro lugar, não há gastos. Já se você enviar para algum outro ponto, também pode fazer o transporte de encomendas de várias pessoas por vez, barateando o frete.
Amenize o impacto do frete
O frete grátis é um enorme atrativo para os clientes na internet. No entanto, além de olhar para isso, você precisa saber que impacto esse benefício pode ter em seu caixa. Por isso, se for disponibilizá-lo aos consumidores, faça as contas do quanto esse custo representaria nos negócios. Até porque não adianta ter mais vendas se estiver tendo prejuízo com elas.
Uma ideia é utilizar o frete grátis como uma estratégia para estimular o aumento do tíquete médio em seu e-commerce. Você pode oferecê-lo a clientes que gastarem acima de determinado valor nas compras e repassar parte desse custo para o preço dos produtos. Tome cuidado, apenas, para não torná-los muito mais caros, afastando o consumidor.
Tenha uma política de trocas e devoluções clara
Não esqueça de estar bem preparado também para trocas ou devoluções. Afinal, toda a venda pela internet precisa obedecer ao direito de arrependimento, regulamentação que garante ao consumidor a desistência da compra em até sete dias após o recebimento do produto.
É crucial para o sucesso do seu negócio demonstrar para o público que você está ciente e pronto para respeitar os direitos dele. Portanto, os vendedores devem estar aptos para operacionalizar este tipo de situação. Desenvolva sua política própria de trocas e devoluções encaixando no planejamento a sua logística reversa.
Esperamos que, com as dicas deste artigo, você tenha mais ferramentas para fazer a gestão de frete e prazo em sua loja virtual. Afinal, não é porque esses aspectos são, frequentemente, uma dor no comércio virtual que você não pode estar preparado para lidar com eles.