Garantir o controle das finanças é uma das principais preocupações dos empreendedores, afinal, esse é um fator fundamental para que qualquer empresa prospere. Uma gestão financeira executada com disciplina e organização traz resultados muito positivos para o negócio, mas muitos empresários ainda têm dificuldades com o assunto. Se você é um deles, separamos algumas dicas para te auxiliar. Confira:
Não misture finanças pessoais e empresariais
Um dos mais graves erros que o empresário pode cometer é confundir o caixa da pessoa física com o caixa da pessoa jurídica. Com isso, fica praticamente impossível analisar os resultados financeiros da empresa, uma vez que o fluxo de caixa corporativo sofre a influência negativa do caixa pessoal do empresário ou dos sócios. Portanto, defina um pró-labore para os sócios e separe definitivamente as finanças pessoais de cada um das finanças da empresa.
Acompanhe diariamente o seu fluxo de caixa
Embora pareça uma necessidade óbvia, muitos empreendedores não fazem um monitoramento diário das entradas e saídas da empresa e não analisam o fluxo de caixa. Para evitar prejuízos, é fundamental que o empresário tenha uma visão clara das finanças do negócio. Assim, ele evita prejuízos e gastos desnecessários; e fica mais fácil identificar oportunidades de crescimento. Lembre-se: sem análise rigorosa do seu caixa, você corre o risco de chegar ao final do dia, da semana ou mês com as contas no vermelho, o que pode até colocar em risco a sobrevivência da sua empresa no mercado.
Faça um planejamento financeiro
A terceira dica para conseguir realizar uma boa gestão financeira é a elaboração do planejamento financeiro, que possibilita à empresa a estruturação das ações internas de curto e longo prazo, e fornece o suporte necessário para que as áreas consigam executá-las.
É preciso definir quais objetivos e metas a empresa deseja atingir, além dos indicadores para verificar se ela está no caminho certo ou é preciso adequação.
A partir daí, ela consegue estabelecer prioridades, métricas para acompanhar os resultados e toma decisões de forma mais assertiva.
Recorra às ferramentas facilitadoras
A tecnologia oferece diversas opções de gerenciamento, em nível básico ou avançado (a depender da necessidade da sua empresa), para otimizar as tarefas do dia a dia, além de permitir um controle mais preciso dos recursos.
Um grande erro está em achar que a contratação de softwares e ferramentas de gestão é um gasto extra.
Na verdade, ela representa um ótimo investimento, pois permite processar um enorme número de dados, o que gera economia de tempo, maior organização do fluxo de caixa, controle de estoque, acompanhamento de saldo, acesso remoto, dentre outras possibilidades.
Experimente o wEstoque agora mesmo e veja como ele pode contribuir com o sucesso financeiro da sua empresa. Teste grátis por 7 dias!
Faça análises de resultados
Em meio à rotina conturbada, muitos empresários não param para analisar os resultados do seu negócio; e isso vai muito além de controlar entradas e saídas. Mensalmente, reserve um tempo para olhar com mais cuidado para tudo o que aconteceu na sua empresa, identificar possíveis erros e pensar em estratégias para não repeti-los no mês seguinte.