Você sabia que as empresas que investem em redes sociais são as que apresentam melhores resultados? As redes sociais são essenciais para alavancar estratégias de marketing, junto aos blogs e ao e-mail marketing, elas são o principal canal de divulgação de conteúdos. Por isso, precisamos entender como gerenciá-las para obtermos sempre os melhores resultados.

 Sendo assim, separamos algumas dicas para as redes sociais se tornarem um forte aliado para a sua empresa: 

 

1 – Encontre seu público e otimize a linguagem de acordo com ele

Em primeiro lugar, você deve conhecer muito bem seu público-alvo, entenda como ele dialoga e dessa forma você vai saber como tratá-lo e entender a linguagem que deverá ser utilizadas nas redes sociais. Tão importante como conhecer o seu público-alvo, é descobrir em qual rede social seu público esta. No Brasil, as plataformas de maior sucesso são o Facebook e o Instagram, mas nada impede que você explore outras redes, como Pinterest, sua escolha vai depender do comportamento do seu público.

 

2 – Pense e conteúdos

Planejar com antecedência o conteúdo do seu negócio é parte fundamental na construção de uma estratégia de redes sociais que realmente funcione. Depois de estudar o seu público-alvo, você já vai saber o conteúdo que costumam compartilhar, o que eles gostam de clicar, etc… Tudo isto deve ser levado em consideração na escolha do conteúdo que será compartilhado. Depois que você determinar uma linha de conteúdo, comece a publicá-los em sua rede social e observe como o seu público reage perante ele. Assim, você consegue ter insights de que tipo de campanha gera mais resultados, e consegue determinar qual o tipo de conteúdo que é mais efetivo para a sua estratégia de redes sociais.

3 – Conheça a concorrência e outras páginas de interesse

Uma boa fonte de inspiração para a sua empresa, de temas, linguagem e horários de postagens, pode ser as páginas de concorrentes que estejam alcançando sucesso nas redes sociais e até de marcas de outros produtos e serviços, mas que também falem com o seu público.

4 – Tenha ritmo e periodicidade

É muito importante ter constância, postar sempre. Mostre que a sua empresa se preocupa com a página, melhore as mensagens e, com o tempo, vá aumentando as postagens.

 

5 – Não basta publicar, tem que participar

Para fazer um bom marketing nas redes sociais, é preciso participar interagindo com sua audiência. São boas opções lançar enquetes e pedir opiniões ou comentários, criando oportunidades para que seu público interaja mais com a marca. Outra forma interessante de aumentar o engajamento do seu público nas redes sociais é a criação de concursos e sorteios. Esse tipo de engajamento pode ajudar a aumentar interesse do público pela sua marca e o envolvimento com a página nas redes sociais.

#dicawestoque: responder comentários e mensagens é fundamental, responda o mais rápido possível, mostra que sua empresa é ágil na comunicação com os usuários.

 

6 – Tenha objetivos

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido.

Criar conteúdo, espalhá-lo por aí, não vai levá-lo a lugar algum.

Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para alcançar seus objetivos.

 

7 – Acompanhe métricas

Medir o seu desempenho é um processo fundamental em todas as etapas do marketing digital. Se os primeiros resultados demorarem um pouco para aparecer, não desanime. O marketing nas redes sociais é assim mesmo, uma estratégia de médio a longo prazo.

Através das métricas, você poderá retirar insights poderosos sobre o que, quando, como e de que forma o seu conteúdo impacta melhor a sua audiência.

O importante é acompanhar a sua trajetória através dos relatórios que as próprias redes disponibilizam, principalmente o Facebook Insights.

Quando as interações aumentarem, monitore o comportamento dos seus seguidores e veja se mencionam a marca em outras páginas ou perfis. Com o tempo, você adquire o conhecimento que precisava para acertar no alvo e conquistar sua audiência.

 

8 – Melhore seus resultados

Não vale só postar se você não souber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.

Agora que você viu essas dicas, conte pra gente: como anda sua estratégia de marketing nas redes sociais? Você gostaria de saber mais sobre alguma delas ou, quem sabe, enriquecer a conversa? Deixe seu comentário!